Pular para o conteúdo principal

Uma mistura de folga e desespero

Numa mistura de folga com desespero jovens com potencial estão sendo atirados em abismos infinitos de incertezas. Ontem em uma breve conversa com minha irmã ela mencionou a frase "é uma mistura de folga com desespero" e desde ontem isso não sai da minha cabeça. Seria eu própria uma mistura de folga com desespero? Seria a minha geração assim? Seria um perfil de personalidade? Ou não seria nada disso eu pra variar tô filosofando o que é infilosofável. Numa tentativa de clarear o pensamento começo esse texto junto com a reflexão sem nenhuma intensão de levantar qualquer polemica mas apenas de entender o que há por trás desse pensamento fixo.

Quantos jovens como eu receberam tudo praticamente pronto e se afundaram em padrões pré-estipulados dos quais não os trouxeram grande benefícios ao ponto de não saberem para onde vão ou como viveram no futuro? Eu vou explicar um pouco melhor, quanto jovens tiveram uma infância feliz, estudaram em boas escolas, nunca faltou nada, fizeram faculdade, estágio, cursinho, inglês, judô, ou foram pra Disney com 15 anos e hoje vivem de dinheiro plastico roxinho, neon, ou laranjinha submetidos ao essencial porque a grana está curta. Minha geração não lutou por muitas coisas, nem quando teve as manifestações dos últimos anos, por mais discussões politicas que possam haver, parece que o futebol e a nova série da Netflix estão no mesmo pé de discussão rara e sem conclusões, não aprendemos a debater com respeito e em respeito ou medo do outro simplesmente escolhemos o caminho da ocultação.

A maioria das pessoas que conheço na minha faixa etária fazem as mesmas coisas sempre, não vejo um esforço, uma vontade de superação, uma curiosidade pelo novo, o que vejo na massa é um monte de gente que conta muito com os pais que alias devem possuir alguma culpa nessa bagunça ao mimares seus pupilos. E eu me encontro nesse quadro, e não quero ficar nele de forma alguma. Dai vem a folga, pais que trabalham ou trabalharam muito para manter um certo padrão de vida que inclui, convenio médio, escola particular, roupas boas, comida boa, o que podemos chamar no Brasil de classe média baixa até a alta. Mas recebendo o peixe esse jovem não aprende a pescar.

Já o desespero vem quando  esse jovem se vê morando sozinho sem qualquer condição pra isso, esse jovem descobre que não consegue tomar os banhos de 20 min, que Nutella não cai do céu, que o SUS é inviável e que não dá sempre para trabalhar no que se forma e pra piorar os pais não são eternos.

O que vai acontecer a minha geração? Como a minha geração ficará conhecida? Daqui uns anos eu volto pra contar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu primeiro celular - Samsung Light

Meu primeiro celular foi um Samsung Light no Natal de  2003 ou 2004. Ele nunca me deixou na mão em 6 anos de uso! Sim 6! Eu troquei ele por um Motorola de tela colorida em 2010 quando todo mundo já tinha um Smartphone. Como eu não tinha dinheiro e tinha vergonha do meu humilde celular sem cor com tela de luz laranja, eu troquei e... o Motorola deu pau! Foi para o conserto umas 3x e em janeiro de 2012 numa promoção de final de incio de ano comprei meu Samsung Galaxy! Nem sonho trocar de marca novamente. Celular não é tudo igual! Meu lindo Samsung Galaxy já caiu milhares de vezes, eu praticamente derrubo ele todos os dias no chão, raspei a tela no chão áspero do ônibus. Esqueci ele na estação Republica e quando voltei ele estava lá depois de meia hora! Um milagre! Tenho saudades do meu lindinho Samsung Light que passava embaixo da porta no comercial da época, adoro meu Samsung Galaxy e o próximo sem duvidas será Samsung, ninguém me pagou para dizer isso mas achei justo!  

Algo impossivel

 

Eu nunca neguei

Eu nunca neguei que eu tenho determinada atração estranha por gente que não liga pra mim. Em vez de concentrar toda a minha energia em que gosta. Passo horas imaginando outra realidade totalmente impossível.