Pular para o conteúdo principal

Procurando emprego

Vamos falar de meritocracia? Então, ela nçai existe e eu vou te falar porque. Quando eu fiz faculdade eu entrei como bolsista, eu me esforcei muito pra isso e que me acompanhou de perto viu. Eu vivia estudando lendo todos os livros da Fuvest e indo em todas as palestras, eu sacrifiquei 4 anos (da oitava ao terceiro) literlamente afundada me livros e eu não tinha dinheiro pra sair enntão mais um motivo pra querer sair daquilo e estudar mais. Consegui bolsa integral na Universidade Metodista que por anos (incluindo os meus) foi uma das melhores em comunicação, com nota máxima no Enade e Guia do Estudante (uma métrica da época). Eu não to falando pra me gabar mas eu era dedicada, só tirei notas excelentes, 9 e 10. Quando fui procurar estágio só passavam os alunos da Mackenzie. Pq? Nome. Metodista é do ABC, Mackenzie é (daqui de perto da Paulista, Centro e afins).

Elas plataformas de curriculo tem filtros que os recrutadores colocam e as pessoas são pontuadas e hoje em dia critérios pessoas estão pontuando em pró da diversidade o que claro eu sou a favor da diversidade mas não do método. Não goso de ser desclassificada por ser branca, hétero e cis (espero que não seja assim). Mas tbm sei que os grandes grupos não tem outra forma de incluir pessoas sem classificalas pq o volume de cadastros é gigantesco.

Tbm tem a questão de linguas, eu fiz inglês e espanhol por anos, mas até hoje não "deslanchei" nesse assunto, não pratico muito e sei que é eliminatório, fiz até o avançado mas coloco básico e intermediário nos cadastros pois não quero enganar ninguém. Ai eu fico sempre com essa sensação de não conseguir passar em um grande grupo por não estar "taguiada" com os itens que o recrutador colocou em sites de recrutamento.

Quando eu era mais nova aos 20 parecia que eu tinha que ter milhares de cursos extras o que era impossivel pra alguem que trabalha e estuda ter feito antes do 20 e agora passados 10 anos eu tenho todos esses cursos, tenho idade mas parece impossivel conseguir ganhar um salário legal pq precisa ter experiencia em gestão e isso e aquilo e um inglês bom e ser profissional de marketing/comunição mudou muito, não é só gostar e ter boas ideias e noção, agora precisamos ser quase um TI ou engenheiro e isso foi do dia pra noite.

Eu estou preocupada, aos 30 eu estou velha? Aos 30 um adoslecente pode ganhar mais que eu com TikTok mas eu não vou fazer TikTok eu não tenho habilidade pra dança. Ah mas tem os games, eu nçao jogo. Mas tem investimentos, eu aprendi isso agora e to tentando ivestir pq dez anos atrás ninguém falava disso e ganhando R$ 450 no telemarketing só dava pra comprar passagem de ônibus, eu era tão magra que minha maior vontade era comer na cantina da Faculdade que eu mal pisava pra não passar vontade. Pra completar se eu quebrasse ou perdesse o crachá da empresa me cobravam R$ 50. Eu tava num trabalho escravo moderno, é o que acontece com quem não tem pais mepresários ou não é herdeiro de nada. Foi tudo tão dificil, eu ia trabalhar com uma sapatinha tosca plástica que me apertava os pés e me causou uma joanete, mas naquele tempo não pegava bem trabalhar de tenis, hoje em dia eu pderia trbalhar de tenis considerand que ninguém ia ver meus pés.


Eu fiz um estágio que eu não posso falar onde foi, mas misturavam o café velho com o novo e chamavam de "misturadinho" me dava uma baita dor de barriga e o gosto era terrivel mas eu não tinha muita opção. Na hora do almoço ou eu comia no banheiro da faculdade antes de sair, ou eu comia no metrô, ou eu comia um hot dog na Augusta mas não podia comer no estágio, a copeira não deixava, porque estagiário não tem horário de almoço e eu ia oculpar a copa, as vezes ela deixava eu comer lá pras 14h depois de todo mundo e quando eu já estava desmaiando de fome. Lembrar disso me emociona eu não vou negar que o rosto dela não sai da minha cabeça. Minha gerente via eu dormindo na mesa e não me acordava pq ela sabia que eu tava me esforçando. EStudar e trabalhar com 19 anos e o sono adolescente era impressionante.

Muita coisa aconteceu em seguida e eu não posso contar tudo aqui fica pra próxima. Mas eu queria saber o que vcs pensam. Porque apesar de rolar tantas coisas no meu ultimo emprego uma pessoa que não temrinou o ensino médio, que tem sérios problemas de carater, recebia um salário maior que o meu que tô ai na luta. Será que é justo? Bom, finalizo repetindo que a meritocracia não existe.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu primeiro celular - Samsung Light

Meu primeiro celular foi um Samsung Light no Natal de  2003 ou 2004. Ele nunca me deixou na mão em 6 anos de uso! Sim 6! Eu troquei ele por um Motorola de tela colorida em 2010 quando todo mundo já tinha um Smartphone. Como eu não tinha dinheiro e tinha vergonha do meu humilde celular sem cor com tela de luz laranja, eu troquei e... o Motorola deu pau! Foi para o conserto umas 3x e em janeiro de 2012 numa promoção de final de incio de ano comprei meu Samsung Galaxy! Nem sonho trocar de marca novamente. Celular não é tudo igual! Meu lindo Samsung Galaxy já caiu milhares de vezes, eu praticamente derrubo ele todos os dias no chão, raspei a tela no chão áspero do ônibus. Esqueci ele na estação Republica e quando voltei ele estava lá depois de meia hora! Um milagre! Tenho saudades do meu lindinho Samsung Light que passava embaixo da porta no comercial da época, adoro meu Samsung Galaxy e o próximo sem duvidas será Samsung, ninguém me pagou para dizer isso mas achei justo!  

Algo impossivel

 

Eu nunca neguei

Eu nunca neguei que eu tenho determinada atração estranha por gente que não liga pra mim. Em vez de concentrar toda a minha energia em que gosta. Passo horas imaginando outra realidade totalmente impossível.